sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Chanel: o estilo fica

Em 2009, o filme Coco before Chanel provocou comoção entre os amantes da moda e os curiosos a respeito da vida da estilista que libertou as mulheres dos espartilhos, trouxe praticidade ao guarda-roupa feminino e revolucionou a moda do século XX com a sua elegância inconfundível. Há algumas estações, alguns estilistas alardearam o retorno do estilo navy, mas a consolidação da tendência inspirada no universo marítimo só aconteceu após o lançamento do filme, onde Audrey Tautou encarna a estilista no início de sua carreira vestida em blusa branca com listras azuis.

Uma das criações ícones de Chanel foi a bolsa 2.55 feita em matelassê, com alça que mistura corrente e couro. E neste ano que passou, a bolsa clássica foi vista tanto em revistas de moda quanto em blogs de street style até nas novelas! Daí, não demorou nada encontrar para ser possível encontrar nas vitrines várias versões dela - originais ou nem tanto.

Mas a Maison não vive apenas de seus clássicos. Sob a batuta de Karl Lagerfeld, a grife francesa porvou também que não parou no tempo e que está antenada em quem faz e acontece também entre os jovens e por isso convidou a cantora Lily Allen para estrelas a campanha de lançamento a linha casual Coco Cocoon.
E, em mais uma demonstração de sua intenção de "rejuvenescer" a identidade da marca, Karl Lagerfeld levou às passarelas de seu último desfile modelos tatuadas com imagens símbolos da marca como correntes, pérolas e o logotipo da Chanel. Aliás, as tatuagens temporárias já estão disponíveis nas lojas da grife.
Enfim, poderíamos dizer que, mais que ano da França no Brasil, 2009 foi o ano de Chanel no mundo. Mas, se a Mademoiselle estivesse entre nós, talvez ela não gostasse da ideia de ser celebrada durante apenas um ano... quem sabe ela nos não rebateria com a sua célebre frase: "A moda passa, mas o estilo fica" ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário